Na sessão de apresentação oral dos tumores de cabeça e pescoço, selecionei dois importantes trabalhos (abastracts) para serem discutidos.
• Abastract 6004 – Estudo aberto de não inferioridade comparando o regime convencional de cisplatina a cada 3 semanas com o regime semanal deste mesmo quimioterápico associado à radioterapia
O tratamento dos tumores de cabeça e pescoço que não podem ser operados primariamente é baseado na combinação de quimioterapia com cisplatina a cada 3 semanas associado à radioterapia. Este regime é extremamente tóxico, com um alta taxa de descontinuidade do tratamento (necessários 3 ciclos de quimioterapia).
Este estudo avaliou a cisplatina semanal na dose de 40 mg/m2 comparado com o regime tradicional de 100 mg/m2 a cada 3 semanas. Avaliando o controle local em 2 anos, no braço convencional a taxa foi de 57,7% e no braço experimental foi de 61,5%, atingindo o resultado estatístico pré-planejado. Além disso, atrasos, interrupções, hospitalizações, necessidade de hidratação, toxicidade hematológica, vômitos e alterações renais foram mais prevalentes no tratamento convencional a cada 3 semanas.
• Abastract 6007 – Estudo de fase 2 que avaliou imunoterapia (pembrolizumabe) concomitante ou sequencial ao tratamento padrão de quimioterapia (QT) (cisplatina semanal) com radioterapia (Rxt)
O uso da imunoterapia está bem definido para os tumores de cabeça e pescoço metastáticos ou recidivados. Este estudo de fase 2 avaliou a melhor combinação (concomitante ou sequencial) do pembrolizumabe com o tratamento padrão de QT + Rxt.
No regime concomitante o tratamento com pembrolizumabe iniciava uma semana antes da QT + Rxt e no regime sequencial 2 semanas após o término da QT + Rxt, sendo que em ambos os braços 8 ciclos de pembrolizumabe eram feitos. A sobrevida livre de progressão em 1 e 2 anos foi favorável ao regime sequencial (89%; 89%) quando comparado ao regime concomitante (82%; 78%).
Para estudos futuros de fase 3, o regime ideal de imunoterapia associado ao tratamento de QT + Rxt nos pacientes com câncer de cabeça e pescoço deve ser o sequencial.