O melanoma é um câncer de pele raro. Dados do INCA estimam 8400 casos novos por ano para o triênio 2020-2022. O principal fator de risco para o melanoma é a exposição crônica ao sol, porém existem melanomas de mucosa, região acral ou ocular que se desenvolvem independente do fator solar. Estes melanomas que não se desenvolvem em áreas expostas ao sol possuem um componente genético associado.

Diferentemente dos carcinomas basocelular e espinocelular, o tratamento do melanoma é mais complexo, mesmo quando necessário apenas cirurgia. As margens de segurança necessárias no tratamento cirúrgico do melanoma dependerão do quão profundo é o comprometimento da lesão.

Esta medida chama-se Breslow e é avaliada em milímetros. Além disso, o Breslow influencia a necessidade ou não da ressecção de linfonodos regionais relacionados à lesão primária. Esta análise linfonodal pode ser realizada através da pesquisa de um único linfonodo (linfonodo sentinela) ou a ressecção de toda a cadeia linfonodal associada (esvaziamento linfonodal axilar, cervical, inguinal, de acordo com a localização do acometimento da pele).

O tratamento do melanoma metastático passou por enormes alterações na última década com o advento da imunoterapia e das terapias alvo-molecular, afirma o Dr. Diocésio Andrade. Após realizado o diagnóstico de um melanoma metastático, faz-se necessário a pesquisa da mutação do gene BRAF.

Tendo esta mutação presente, o paciente poderá receber uma terapia alvo-molecular ou a imunoterapia, porém se a mutação é ausente resta ao paciente exclusivamente o tratamento com imunoterapia.

Até o advento destes medicamentos, a expectativa de vida dos pacientes com melanoma metastático era baixíssima, porém hoje até 25% dos novos casos tratados com estas duas classes medicamentosas podem atingir a cura, reforça Dr. Diocésio Andrade.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!