O diagnóstico do câncer de mama é feito através de biópsia de alguma lesão detectada por métodos de imagem (mamografia ou US das mamas) ou mesmo de nódulos notados pela paciente ou pelo médico ao realizar o exame físico. Com esta biópsia será definido o tipo específico de câncer de mama que a paciente tem (receptor hormonal positivo; Her-2 positivo; triplo negativo). Além disso, serão realizados exames de imagem para avaliar presença de metástases nos pulmões (Rx de tórax ou TC de tórax), fígado (US ou TC de abdômen total) e ossos (Cintilografia óssea). Finalizada esta primeira etapa do atendimento, teremos o estadiamento clínico da paciente que determinará o prognóstico e a terapêutica mais adequada.

O tratamento do câncer de mama passa sempre por pelo menos três profissionais: mastologista ou cirurgião oncológico, oncologista clínico e radioterapeuta. Considerando não haver metástases ao diagnóstico, certamente a paciente passará por um procedimento cirúrgico (conservador (retirada de um quadrante da mama) ou radical (retirada de toda a mama)), porém esta cirurgia poderá ou não ser precedida de um tratamento sistêmico anterior, conhecido como tratamento neoadjuvante (pode ser com quimioterapia ou hormonioterapia).

A definição da sequência terapêutica que a paciente se submeterá dependerá de quão avançado o tumor encontra-se ao diagnóstico e o tipo de tumor. Em tumores mais avançados (maiores que 2,0-3,0 cm; linfonodos axilares comprometidos) ou com subtipo desfavorável pela imuno-histoquímica (triplo negativo ou Her-2 positivo), o tratamento iniciará com quimioterapia e após paciente será encaminhada para cirurgia. Se a paciente possui tumores mais iniciais e sobretudo receptores hormonais positivos, o tratamento inicia-se com cirurgia com definição a posteriori de necessidade de quimioterapia, hormonioterapia e/ou radioterapia.

O Dr. Diocésio Andrade reforça o quão complexo é o tratamento de câncer de mama. É necessário a presença de um oncologista clínico capacitado e com excelente trânsito com seus colegas médicos (cirurgião e radioterapeuta) para a definição da melhor abordagem terapêutica para cada paciente em particular.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!