Novidades da ASCO 2022 – Câncer de mama metastático

A sessão plenária da ASCO 2022 do dia 05/06/2022 trouxe uma revolução no tratamento do câncer de mama metastático.

O Trastuzumabe deruxtecana é um anticorpo-fármaco conjugado (ADC) disponível no país no tratamento de pacientes com câncer de mama metastático Her-2 3+ (aproximadamente 15% das pacientes expressão esta proteína).

O estudo de fase 3 DB04 avaliou o uso deste medicamento no cenário das pacientes conhecidas como Her-2 low, isto é, Her-2 2+ (FISH negativo) ou Her-2 +. Quase 560 pacientes com o diagnóstico de câncer de mama metastático Her-2 low que tinham recebido 1 ou 2 linhas de quimioterapia prévias foram randomizadas para receber trastuzumabe deruxtecana ou a quimioterapia de escolha do investigador.

Os resultados foram favoráveis ao trastuzmabe deruxtecana, com diminuição do risco de progressão de 49% (10,1 vs 5,4 meses; HR: 0,51) e benefício em sobrevida global de 6,4 meses (23,9 vs 17,5 meses; HR: 0,64).

Este estudo traz um impacto imediato no tratamento destas pacientes, beneficiando agora mais 40-50% de pacientes consideradas Her-2 low. Aguardaremos a aprovação deste tratamento pela agência regulatória do país (ANVISA) para podermos ofertar às nossas pacientes com esta neoplasia.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!